Páginas

Translate

Quer sujerir algum tema ? mande email
para trabalhandocorpo@hotmail.com

terça-feira, 22 de maio de 2012

Entrevista com Itallo Vilardo


O blog Trabalhando o Corpo começa a rodada de entrevistas com o tema preparação física para esportes de luta. Serão duas feras, essa semana trazemos ninguém menos que Itallo Vilardo , preparador de nomes como Felipe Costa, Pedro Rizzo, Refael Abi-Rihan e Ricardo De La Riva. E semana que vem Leandro Paiva, escritor do livro ''Pronto pra Guerra''.


Entrevista com Itallo Vilardo


{Blog Trabalhando o Corpo} Hoje em dia vemos que alguns atletas dão mais ênfase a preparação física do que até mesmo o treino especifico de jiu-jítsu, o que você acha disso ?
      {Itallo Vilardo}O mais importante e o treino de luta, pois se fosse somente preparo físico e força, o homem mais forte do mundo era campeão do UFC. Hoje em dia a maioria dos preparadores físicos não conhecem a luta e/ou dão mais importância a parte física do que a parte de luta mesmo, saber configurar e montar o treino de luta e fundamental, e isso hoje em dia quase ninguém faz! O próprio treino de jiu-jítsu pode ser o treino físico, uma dica simples é: nos campeonatos temos a luta e um intervalo de no mínimo o mesmo tempo da luta, porque na academia treinamos um “rola” seguido do outro? cadê o intervalo presente no campeonato? quando as pessoas aprenderem sobre especificidade e fisiologia entenderam isso. Saber adaptar isso mais o treino de sala de musculação, faz com que o resultado seja muito melhor.
{Blog Trabalhando o Corpo} Quais os principais músculos utilizados no jiu-jítsu?
      {Itallo Vilardo} O jiu-jítsu possui uma característica de trabalhar o corpo todo, mais de uma forma de agonista/antagonista, em um certo momento vc esta empurrando, mais já tem que puxar em seguida. a musculatura dos quadris tem uma grande importância, pois ali e o centro de tudo.
{Blog Trabalhando o Corpo} Felipe Costa um dos atletas preparados por você ficou em segundo lugar agora no Brasileiro; Como foi essa preparação?
      {Itallo Vilardo} Fizemos um excelente trabalho, trabalhar com o Felipe e muito bom, porque ele e muito dedicado e focado, não falta e o principal e que com ele controlo tanto o treino físico quanto o treino de luta. Montamos um planejamento para ele não cansar, se movimentar o tempo todo e não cansar. Tudo correu conforme planejado, mais infelizmente o titulo não veio, mais isso faz parte.
O doping ainda não há no jiu-jítsu, o que pode mudar com essa nova regra que esta sendo estudada? 
      {Itallo Vilardo} Só uma coisa vai mudar: o pódio! Temos atletas que nunca ouvimos falar sendo campeões. As lutas teriam mais movimentação, atletas lutariam em pesos diferentes (por conta dos diuréticos) o jiu-jítsu voltaria a ser bem mais bonito. Nos anos 90 lutador tinha orelha estourada e cara ralada, hoje em dia tem cara quadrada, queixo e nariz pontudo e sobrancelha alta (características dos anabolizantes)
Como funciona a preparação para um lutador de MMA? E quanto a desidratação afeta o atleta para  o combate?
      {Itallo Vilardo} Uma característica do MMA e não ter calendário fixo, você deve manter o atleta treinado até que ele fecha uma luta geralmente com 3 meses de antecedência. Controlar o treino todo (luta+ físico)e fundamental pois faz uma grande diferença, essa e a diferença de treinar o atleta ou treinar a equipe. Geralmente quando treinamos somente o atleta não conseguimos controlar o treino de luta.Outro fator é treinar o atleta dentro das características dele, fazendo scouts de luta e treino, se o atleta da em media 100 socos por round, não adianta eu querer que ele de 200, pois ai ele cansa, e acaba as lutas morto (e é o que mais temos visto hoje em dia) para aumentar essa característica precisamos de tempo e não a curto prazo.
A desidratação e algo que afeta muito o lutador, seja na parte física quanto na saúde mesmo, uma boa parte do treino e jogado fora na perda de peso, e isso e uma pena.
A media de idade dos campeões do UFC é de aproximadamente 28 anos de idade, sendo Jon Jones o mais novo com 24 anos e Anderson Silva o mais velho com 37 anos (informações do site UFC.com); Quais as características fisiológicas que mudam nessa idade da vida ? E o que muda na preparação ?   
      {Itallo Vilardo} O que faz muito a diferença ai e o “lastro” que o atleta traz, o histórico corporal, físico e ate mental dele, quanto mais você souber aproveitar desse lastro, menos ele vai treinar e mais ele vai render um atleta mais velho provavelmente tem mais lastro, já um atleta mais novo tem menos. Um atleta mais novo tende a aprender mais rápido as coisas, fica mais fácil mudar o jogo ou a característica dele já o atleta mais velho não aprende tanto as coisas, tem mais vicio ruim, mais e mais fácil potencializar o que ele já tem de melhor.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário