Páginas

Translate

Quer sujerir algum tema ? mande email
para trabalhandocorpo@hotmail.com

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Entrevista com Leandro Paiva


Entrevista com Leandro Paiva, escritor do livro ''Pronto pra Guerra''.



{Blog Trabalhando o Corpo} O seu livro ''Pronto pra guerra'' é uma verdadeira bíblia para esportes de luta; De onde veio a inspiração para construí-lo? 
            {Leandro Paiva} De um sonho. Dormi e quando acordei lembrei do título e resolvi anotar num papel sem saber ao certo o que significava. Dias depois as coisas foram clareando e veio o insight de que era um livro que deveria escrever. O resto todo mundo já sabe e virou história.
{Blog Trabalhando o Corpo}Há projetos para um novo livro voltado para o universo da luta ?
            {Leandro Paiva}Sim, já em andamento. O título é “Olhar Clínico nas Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate”.
{Blog Trabalhando o Corpo}Muito se fala da preparação física de atletas de alto nível, qual é a porcentagem de contribuição da preparação levando em conta os outros fatores, a técnica e o psicológico?
            {Leandro Paiva} Difícil mensurar isso em percentual, mas posso afirmar que a parte técnica e a psicológica são tão importantes quanto.Isso já foi observado em estudo relevante com atletas de elite de Judô.
{Blog Trabalhando o Corpo}A arte suave tem praticantes de todas as idade que compete, a preparação física especializada deve começar a partir de qual idade ?
            {Leandro Paiva} Desde a iniciação esportiva, mas de modo muito mais recreacional, lúdico, no caso de crianças.
{Blog Trabalhando o Corpo}Como é feito o trabalho com atletas de MMA após um nocaute?
            {Leandro Paiva}Do ponto de vista físico, normal, sem restrições. Salvo se houver contraindicação médica.
{Blog Trabalhando o Corpo}Quais os grupos musculares que devem ser dado prioridade no treinamento individualizado para um atleta de jiu-jítsu ?
            {Leandro Paiva}Praticamente todos são utilizados em gradientes distintos. Em um estudo para se verificar a Percepção Subjetiva de Esforço (PSE), a maioria dos lutadores relatou que o antebraço era o membro mais solicitado e, claro, os músculos daquela região, associados à pegada (Força de Preensão Manual).
{Blog Trabalhando o Corpo}Como deve ser o trabalho com atletas que se aposentam, o destreinamento?
            {Leandro Paiva}Até o momento não conheço nada relevante publicado.No entanto, já se tem informações para aposentar o atleta mesmo que ele não queira, baseando-se, por exemplo, em número de nocautes, idade cronológica, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário